segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Mercado de trabalho (Texto Offline)


Hoje, segunda-feira, 04 de agosto, voltaram as aulas na UFSC e na maioria das Universidades da Capital.
O que vem pela frente é mais um semestre de estudos para os jovens que buscam um lugar no disputadíssimo mercado de trabalho que exije cada vez mais especialização por parte dos profissionais.
Já não é novidade que pessoas muito bem graduadas, formadas, especializadas, e até com mestrado e doutorado não trabalhem em suas respectivas áreas de atuação. O que encontramos é um mercado saturado de profissionais com muita experiência que tem a preferência na hora da contratação. Outro grande problema, em Florianópolis, são os profissionais que vem de outras regiões do país como São Paulo e Rio Grande Do Sul. Esses possuem no currículo grandes empresas e corporações, nacionais e internacionais, onde já atuaram, fixando assim
concorrência desleal com os candidatos locais em termos de experiência.
A solução encontrada por alguns jovens é tentar estágio desde o início da faculdade. Existem muitas oportunidades de ingresso no mercado de trabalho dessa maneira. Muitas vezes isso exije um grande esforço por parte do candidato pelo fato de a falta de experiência significar estágio mal remunerado ou até mesmo não pago pelas empresas.

Nenhum comentário: